“Os negócios de Bieber – Uma história de sucesso da mída social: Em algum dado momento, as contas de Justin Bieber ocupam 3% do tráfego do Twitter.
Nos 3 anos desde que o garoto de 16 fora “descoberto”, ele lançou 2 álbuns (o primeiro, um EP), apareceu em diversos programas de TV, se apresentou para o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e lançou uma turnê, a qual chega em Vancouver na terça-feira.
Não importa o que pensem de seu visual ou de sua música, este não é um mal começo para uma criança que costumava cantar e tocar nas ruas de sua cidade natal, Stratford, Ontário.
Criado por uma mãe solteira com recursos financeiros limitados, Bieber é agora um multimilhonário e provavelmente se tornará muito mais rico com o passar do tempo. Estimativas colocaram US$5,5 milhões em seu lucro total, com um ganho mensal de 45 mil dólares, mas essas cifras parecem baixas quando colocamos no papel o número de gravações vendidas, os lucros dos shows, sua comercialização e salário.
Desde que foi lançado em Março passado, o My World 2.0 de Bieber, junto com sua versão anterior, My World, têm repitidamente alcançado o topo dos charts da Billboard 200, tendo vendido aproximadamente 4 milhões de álbuns na última contagem, além de quase 8 milhões de músicas compradas digitalmente em um ano, quando as vendas totais caíram 11% um ano atrás. Isso faz dele uma propriedade “quente” para sua gravadora, a Island Def Jam. As vendas do registro vêm recebendo um impulso de sua turnê e assim, presumivelmente, sua renda também.
Turnês de sucesso são máquinas de dinheiro. Considere que a média de bilheteria de Miley Cyrus foi de 1,2 milhões de dólares durante sua recente turnê com 57 datas, e que Jay-Z faturou mais de 1 milhão de dólares por show em sua turnê ainda este ano.Não é necessário dizer que uns lucram mais que os outros. Lady Gaga, de acordo com algumas estimativas, arrecadou $31 milhões de 106 shows. Usando a mais conservadora suposição, Bieber deve ganhar em média 22 milhões de dólares por sua turnê de 75 cidades, considerando que ele está tocando em lugares menores. Em Regina, por exemplo, apenas 6 mil lugares estavam disponíveis, com preços dos ingressos de 45 e 60 dólares, tornando isso difícil lucrar mais que $300 mil e tornar isso um grande lucro.
Além de tudo, há 4 dançarinos, 5 músicos, 4 cantores backing vocals, a típica equipe de técnicos, ajudantes e puxa-sacos, assim como a cantora de abertura, Jasmine Villegas, todos mergulhando na mesma panela.
É claro que esses números podem subestimar o potencial de lucro. Não sabemos o quanto dos custos de preparo da turnê de Bieber são cobertas pelo patrocinador, Xbox 360. Também não se sabe o quanto que vai para a promotora de shows AEG Live.
No caso dos fãs de Bieber (ou de seus pais) precisarem de um incentivo a mais para comprar ingressos para ver o galã, os ajudantes de Bieber cuidaram disso. De cada ingresso vendido, 1 dólar vai para Pencils Of Promise, uma instituição de caridade empenhada em aumentar as oportunidades educacionais no mundo em desenvolvimento. Bieber disse que ele espera construir 15 escolas ao redor do mundo para crianças carentes. É um casamento perfeito de filantropia e marketing.
E falando em marketing, uma poderosa máquina de comercialização completa a renda de Bieber: vendas de camisetas, pôsters, bonés, bijuteria, pulseiras, bonés de baseball, roupas, buttons, ursinhos de pelúcia e seu novo livro, Justin Bieber: First Step 2 Forever, My Story, todos disponíveis na loja online oficial, onde compras acmia de $25 recebem uma palheta grátis com o nome dele. Tudo isso é controlado por um agente independente autorizado, Bravado Internacional, uma divisão da Universal Music Group.
Em setembro, Lady Sandra Home Fashions de Montreal anunciou uma parceria com Bieber para criar uma linha de cama, mesa e banho refletindo “as muitas emoções e estados de espírito do jovem rock star”, de acordo com um artigo criado por Home Textiles Today.
A cor predominante da coleção é roxa, aparentemente a preferida de Bieber.
A equipe de Bieber comercializa naturalmente.
Seu empresário, Scooter Braun, é um executivo de marketing formado; e seu mentor, a estrela do rap Usher, tem – entre outros oferecimentos – uma linha de fragâncias, incluindo Usher VIP, “um aroma confiante, carismático e masculino”.
Claro, as gravações, turnês e mercadorias não são nada de novo. A indústria musical foi construída nesse modelo. O que torna Bieber único é o uso da mídia para promover sua marca. Se podem acreditar nas puclicações na mídia, em algum determinado momento, Bieber ocupou 3% do tráfego do Twitter. Bieber não só aprofunda sua base de fãs com o Twitter, como também criou um recurso que pode ser monetizado. Seu poder na Internet, por exemplo, conduz a um acordo, previsto para valer 3 milhões de dólares, para fazer propaganda de Proactive, um remédio para acne.
Além do mais, enquanto a competição no reino da mídia aumenta, rivais ficarão ansiosos para recrutar Bieber e outras celebridadespara suas causas – e estarão dispostos a pagar para ter o privilégio.
A lenda diz que Braun viu um vídeo de Bieber no YouTube, o rastreou e voôu com ele para sua sede em Atlanta. Claramente, a mídia é o alicerce da curta carreira de Bieber. Será fascinante ver o fenômeno Bieber sobreviver ao frenesi real e online, ou desaparecer como um de seus tweets.”
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